15 COISAS QUE VOCÊ PODE COMEÇAR A FAZER AOS 15 ANOS

YZG | Cultura

15

DEZ

Fazer 15 anos é um marco na vida de todo mundo: você vai deixando de ser considerado uma criança e começa a se sentir mais adulto e com responsabilidades que antes não tinha. Mas vendo por outro lado, você também passa a ter mais poder de decisão na sua vida e sente vontade de fazer escolhas que possam ser primordiais no futuro.

E para que você se inspire e comece agora mesmo a fazer a diferença na sua vida e no mundo, o Yázigi separou 15 dicas para você. Confira:

Plantar árvores

Além de fazer uma sombrinha gostosa para todo mundo, plantar árvores é uma atitude simples  para melhorar a qualidade do ar da cidade em que você mora.  

Praticar esportes

O importante é se movimentar! Aproveite os dias de calor para sair de casa e se exercitar. Chame seus amigos para jogar vôlei, futebol ou basquete no parque e faça mais programas ao ar livre.

Fazer um trabalho voluntário

Esse é o momento de você começar a perceber que o mundo é um lugar muito mais complexo do que imaginamos. Por isso, comece a pensar coletivamente e procure centros de trabalho voluntário para ajudar.

Incentivar a cultura

Comece a prestigiar peças de teatro locais ou gratuitas para dar uma força para a cena cultural da sua cidade. Assistir a espetáculos é um ótimo programa de final de semana.

Aprender a fazer as coisas sozinho

Daqui a alguns anos, você vai estar morando sozinho e não vai ter mais a ajuda dos seus pais para resolver pequenos problemas domésticos. Por isso, aproveite esta época para aprender o máximo que puder.

Experimentar novas comidas

Será que você não gosta mesmo de algum ingrediente ou só acha que não gosta? Dê uma chance para aquelas comidas que faziam você torcer o nariz e experimente novamente com a cabeça aberta.

Ensinar alguma coisa para alguém

Você tem facilidade com matemática ou alguma outra disciplina?  Não deixe seu conhecimento apenas parado na sua cabeça! Quanto mais você repartir sua experiência, mais pessoas serão impactadas.

Ter tempo para seus pais

Talvez agora você não entenda muito bem o quanto isso é importante, mas no futuro, ter seus pais sempre lá para te ajudarem nos problemas ou comemorar suas vitórias será uma das coisas mais significativas.

Fazer mais amigos

Essa é a hora de você começar a escolher as pessoas com quem você quer ter suas melhores memórias. Amigos que se importam com você e que estão lá para o que vier provavelmente passarão muitos anos do seu lado.

Ler mais livros

Deixe um pouco o smartphone de lado e comece a estimular sua imaginação e criatividade com livros. No futuro, você terá muito mais conhecimento que uma pessoa que não costumava ler.

Reciclar lixo

Comece a separar o lixo da sua casa entre reciclável e orgânico e descubra onde ficam os principais centros de coleta seletiva. Fazer isso ajuda tanto o meio ambiente quanto quem trabalha com reciclagem.

Se importar mais com as pessoas

Você já se viu em uma situação ruim em que não teve apoio para conversar ou um ombro amigo? Então seja você a pessoa que se importa e tem mais empatia pelas pessoas desde já.

Resgatar animais de rua

Você tem tempo de sobra e um quintal grande? Então por que não abrigar animais de rua temporariamente até encontrar um lar para eles?

Aprender a tocar violão

Além do desafio de aprender e ampliar seu universo musical, saber tocar violão vai fazer com que você seja o mais animado da roda de amigos!

Aprender inglês

Já está mais que na hora de você falar inglês para conquistar uma vaga no mercado de trabalho no futuro, não é? Não perca mais tempo! Conheça os cursos do Yázigi e comece agora a se preparar para o futuro!

E aí, gostou das nossas dicas? Você já faz algumas dessas coisas? Conte pra gente nos comentários o que você acredita que também poderia entrar na lista.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning