5 ATITUDES QUE TORNAM O MUNDO UM LUGAR MELHOR

YZG | Cultura

18

JUL

Os avanços tecnológicos e a rotina cada vez mais agitada vêm transformando as relações humanas e tudo que está à sua volta. Você conhece o termo cidadão do mundo? Ele é usado para quem vê além das fronteiras e regras estabelecidas, e enxerga o mundo como sua verdadeira casa. É possível viver confortavelmente e ainda assim contribuir para a construção de um mundo saudável e respeitoso. Está procurando maneiras de mudar seus hábitos e ajudar nisso? Confira!

Cuide do seu lixo

Apesar de já ser um assunto comum, o tratamento correto do lixo é fundamental para o futuro do planeta. É uma atitude muito simples, mas que se for levada em consideração por todos, trará mudanças significativas. A separação entre o reciclável e o orgânico já é de grande ajuda. Mesmo que a sua cidade não tenha coleta pública para cada item, é possível descartá-los em uma cooperativa de reciclagem ou até mesmo em centros de coleta. Além disso, o lixo orgânico pode servir como adubo para suas plantas ou até mesmo para uma horta feita em casa.

Economize

Consciência: palavra muito falada e pouco praticada. O consumo está cada vez mais excedente, seja com a água ou a energia, e traz consequências críticas para o meio ambiente. Não é preciso abrir mão de pequenos prazeres, mas saiba que atitudes como escolher eletrodomésticos com um consumo de energia menor e mais eficiente já contribui bastante. Grande parte dos recursos são escassos, por isso é importante saber aproveitá-los e dar o devido valor.

Cuide do que está à sua volta

Não é só cuidar do meio ambiente que faz do mundo um lugar melhor. Um dos comportamentos que mais faltam no cotidiano agitado é a empatia. Ser empático é saber se colocar no lugar do outro e ajudar. Trate com respeito as pessoas, os animais e a natureza. Respeito é fundamental para que qualquer relação consiga se manter adequada. Boas ações são contagiosas, e quando se começa, a vontade de continuar fazendo não para! Seja com cuidado aos animais, ajudando crianças e idosos carentes, ou qualquer outra ação, você estará colaborando para um mundo mais empático e colaborativo.

Cuidado com o desperdício

Sabe aquela comida que sobra no prato? Ou até mesmo as roupas que estão guardadas há anos no guarda-roupa sem uso? Isso faz com que o desperdício seja um dos principais problemas atualmente. Aproximadamente 1/3 dos alimentos produzidos são jogados no lixo: é um número muito grande considerando a quantidade de pessoas desnutridas em todo o mundo. Existem inúmeras maneiras de reaproveitar os alimentos, não só os utilizando como adubo. Além dessa opção, é possível utilizar partes dos alimentos como cascas, que normalmente são descartadas, para alguns pratos diferentes dos que você está habituado a comer.

Seja consciente com seu transporte

Sair de carro é extremamente confortável, nós sabemos, mas você sabia que faz parte de uma cadeia que prejudica bastante o planeta? Existem muitas opções para tornar seu trajeto menos poluído, como os transportes públicos, as caronas para os amigos e até mesmo os alternativos, como bicicleta, que além de ajudar o meio ambiente, permite que você faça exercícios físicos. Além da questão ambiental, quanto menos veículos estiverem nas ruas, melhor.

Hoje trouxemos apenas 5 atitudes, mas isso não significa que elas sejam as únicas opções que possam tornar o mundo um lugar melhor. A mudança começa aos poucos! Não desanime ao achar que só a sua movimentação não vai mudar nada. É preciso fazer a sua parte como cidadão do mundo e ajudar a moldar um lugar ideal para todos.

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning