DIA MUNDIAL DA ÁGUA: POR QUE A ÁGUA É UM RECURSO TÃO IMPORTANTE?

YZG | Cultura

14

MAR

No dia 22 de março, comemora-se o World Water Day, conhecido como o Dia Internacional da Água, em português. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas no ano de 1992 e, desde então, atua como um lembrete anual que nos instiga a refletir sobre a importância da água para o nosso cotidiano e para a preservação da vida no planeta Terra. Na ocasião, a instituição ainda lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, documento com dez artigos responsáveis por definir a importância desse líquido tão precioso. Inspirados pelo texto, nós reunimos aqui alguns pontos interessantes para que você também reflita sobre todos os porquês que fazem da água um dos recursos mais importantes para a manutenção da vida como a conhecemos. Confira!

É uma responsabilidade de todos

Segundo uma declaração da ONU Água, apresentada em 2010, a água limpa, potável e segura é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos do planeta e, portanto, é extremamente necessária para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias ao redor do mundo. Sendo assim, o líquido é considerado um dos principais patrimônios humanos e é dever de todos nós cuidar dele de maneira responsável, já que a sua escassez pode afetar a vida de todos os cidadãos do mundo.

Sem água, não há vida

Como mencionamos, a água é um recurso essencial para a manutenção da vida, seja ela humana, animal ou vegetal. Esse líquido é responsável não apenas pela hidratação dos corpos, mas também atua diretamente no transporte de substâncias, uma vez que a água é um solvente natural em todos os organismos vivos, regulando a temperatura corporal e sendo essencial para a realização de reações químicas. Além disso, ela é extremamente importante para a manutenção da atmosfera do planeta Terra, proporcionando o clima ideal e a preservação da vegetação natural em diversos lugares do mundo, fatores que também afetam diretamente os processos relacionados à agricultura e à economia, por exemplo.

É um recurso escasso

A água potável é considerada um elemento natural finito, já que os recursos voltados à sua renovação são escassos, lentos e principalmente, limitados. Atualmente, apenas 0,77% da água disponível em nosso planeta está apta para consumo - e vale ressaltar que tal quantidade não está distribuída igualmente ao redor do mundo. Por isso, é necessário muita consciência e cuidado na hora de utilizá-la! O desperdício pode comprometer o abastecimento de água a longo prazo e prejudicar o bem-estar humano e a saúde de inúmeros ecossistemas.

Chave para o futuro

Nós não precisamos nem repetir que a água é fundamental para a manutenção da vida, certo? Seguindo esse pensamento, é fundamental ter em mente que ao garantir o equilíbrio dos ciclos da água, nós também nos certificamos da possibilidade de um futuro com mais iniciativas sustentáveis e respeitosas ao meio ambiente. :)

Passado, presente e futuro

Ainda seguindo a ideia da responsabilidade de todos pelos cuidados com a água, o Artigo 5 da Declaração Universal dos Direitos da Água traz uma reflexão muito interessante. Segundo o texto, o líquido não deve ser compreendido como uma mera herança das gerações que vieram antes de nós, mas sim como um empréstimo para aqueles que virão depois de nós. Preservar a água é, portanto, uma obrigação moral cuja principal preocupação é a preservação da vida.

Valor econômico

É importante ter em mente que a água não é um presente gratuito da natureza. Esse líquido possui um valor econômico especial, uma vez que ele é fundamental para a saúde e o bem-estar do ser humano. No entanto, a disponibilidade dos recursos hídricos está diretamente relacionada à qualidade da água e, dessa forma, a sua poluição pode comprometer seus diferentes tipos de uso e até mesmo impossibilitar o seu consumo - mesmo após o tratamento necessário.

Um exemplo é a falta de cuidado com o despejo de esgoto não tratado em lagos e rios, uma situação que, ao lado do escoamento agrícola e das águas residuais da indústria, compromete a qualidade da água e, a longo prazo, pode tornar a água escassa ou extremamente tóxica em qualquer lugar do mundo. A ONU acredita que caso as tendências atuais persistam, a qualidade da água irá se degradar cada vez mais, principalmente em países subdesenvolvidos, comprometendo o acesso digno a ela e prejudicando a saúde e o bem-estar dos seres humanos e ecossistemas.

Consciência é fundamental

Como mencionamos, a poluição ocasionada pela atividade humana já comprometeu a qualidade da água em algumas regiões do mundo. Assim, é essencial ter cuidado para evitar contaminações ainda maiores, bem como prezar pelo consumo consciente e responsável da água, certo?

Direito universal

Segundo a Declaração Universal dos Direitos da Água, sua utilização envolve questões legais, e a sua proteção é, portanto, uma obrigação jurídica do Estado e de todos os seus cidadãos e grupos sociais. Além disso, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que a água limpa e segura e o acesso ao saneamento básico são direitos básicos e devem ser garantidos por lei.

Gestão correta é fundamental

A correta gestão da água envolve o equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômicas, sanitárias e sociais das comunidades. Por isso, é essencial prezar pelas iniciativas pautadas no desenvolvimento sustentável e na preservação da água, mas não deixar de lado os cuidados com a saúde.

Uma informação interessante que nos ajuda a perceber a necessidade da gestão correta dos recursos hídricos é que, de acordo com dados divulgados pela ONU, apenas 26% do esgoto urbano recebe o tratamento ideal antes de ser descartado e, consequentemente, evita a proliferação de doenças. Além disso, o cuidado com a manutenção do acesso à água é fundamental, sobretudo em regiões sujeitas a escassez. Ainda segundo a Instituição, dois terços da população mundial vivem em áreas que passam pela escassez de água ao menos um mês durante o ano. Outro dado preocupante e que nos faz refletir sobre a necessidade da gestão correta dos recursos hídricos é que, segundo a UNICEF, 1.400 crianças menores de cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da dificuldade de acesso a água potável, saneamento e condições apropriadas de higiene.

Água limpa para todos

Por fim, é fundamental não se esquecer que tal gestão dos recursos hídricos deve ser pautada principalmente na solidariedade e no consenso, levando também em consideração a distribuição desigual de terra no planejamento do acesso à água. A ONU estima que atualmente um bilhão de pessoas carecem do acesso ao abastecimento de água suficiente, o qual é definido como uma fonte que forneça 20 litros de água por pessoa ao longo de um dia, a uma distância de no máximo mil metros. Sem dúvida, uma situação que se desenha como preocupante. :(

Water for All

Em 2019, a campanha da ONU para o World Water Day foi intitulada como Water for All, ou Água para Todos, em português. Neste ano, a data tem como propósito destacar a importância do acesso à água para todos os seres humanos, em todas as localidades do mundo. Grupos marginalizados, como crianças, mulheres, refugiados e indígenas, são os que mais sofrem com a crise hídrica, uma situação que deve ser contornada através da reflexão sobre os fatores que resultam em tal dificuldade para o acesso às fontes de água seguras e potáveis, e as possíveis soluções para contornar tal situação.

E você, quais ações você realiza em seu dia a dia para preservar a água e consumi-la com responsabilidade? :) Conta pra gente nos comentários! A água é, definitivamente, um dos nossos bens naturais mais importantes.

Por isso, é essencial estar atento aos seus hábitos e, sempre que possível, estimular a reflexão sobre o papel de todos os cidadãos em defesa do acesso às fontes de água e do cuidado com os recursos hídricos, levando também a discussão até o Estado e seu papel fundamental em garantir tal direito.

Se você curtiu esse texto, aproveite a visita ao nosso blog e conheça a nossa nova campanha #MenosCarbonoMaisFuturo. Let’s Act to Impact!

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning