MUSEUS BRASILEIROS QUE TODO CIDADÃO DO MUNDO PRECISA CONHECER

YZG | Cultura

14

JUN

A sede por entretenimento nos faz buscar formas de diversão. Mas por que não juntar isso com cultura? Existem inúmeros locais espalhados pelo Brasil que merecem toda a atenção possível quando o assunto é história e cultura. Pensando nisso, trouxemos uma lista de museus brasileiros que você, como cidadão do mundo, precisa conhecer. Confira!

Museu da Gente Sergipana – Aracaju, Sergipe

Fonte: Conhecendo Museus.

Os melhores museus são aqueles que têm como objetivo mostrar uma cultura específica, e o museu da gente sergipana é exatamente isso: uma mistura de entretenimento, história e cultura de um povo. Localizado em Aracaju, a exposição interativa apresenta muita tecnologia e criatividade para mostrar toda a tradição sergipense. É um museu atrativo para visitantes de todo o mundo, fazendo com que todos possam desfrutar de feiras abertas, se vestir com roupas típicas e até mesmo virar um repentista, ou seja, um artista de rua baseado no improviso do canto.

Museu Imperial – Petrópolis, Rio de Janeiro

Fonte: página oficial do Museu Imperial no Facebook.

Não há jeito melhor de conhecer a história de um lugar do que ir até a raiz dela. O Museu Imperial era a casa de verão de Dom Pedro II e sua família. Repleto de objetos que representam a família real, o Museu Imperial é o lugar certo para conhecer melhor a história do país e desfrutar de belíssimas paisagens do jardim, além dos cômodos impressionantes do palácio.

Instituto Ricardo Brennand – Recife, Pernambuco

Fonte: página oficial do Instituto Ricardo Brennandno Facebook.

A arquitetura baseada na era medieval abriga a maior coleção de armas brancas do mundo, de Ricardo Brennand, fundador do museu. Além disso, o museu possui diversas exposições e objetos que remetem à época da ocupação holandesa em Pernambuco. Cheio de peculiaridades e cultura, o instituto não pode sair da lista de museus brasileiros para conhecer.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Fonte: canal oficial da PUCRS no YouTube.

Um dos maiores museus de ciências naturais da América Latina precisa fazer parte do seu roteiro de visitação. Lotado de acomodações interativas e informativas, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRSgarante a todos os seus visitantes uma experiência única.

Museu da Inconfidência - Ouro Preto, Minas Gerais

Fonte: página oficial da Museu da Inconfidênciano Facebook.

Ir a esse museu é se atirar em um mar de história e cultura. Essencial para entender a trajetória brasileira, o Museu da Inconfidência retrata o ciclo do ouro e toda a memória por trás da Inconfidência Mineira, abrigando inclusive os restos mortais do famoso Tiradentes. Quem vai até Ouro Preto já está cercado de monumentos históricos, mas esse museu é a pedida ideal para fechar a viagem e entender a grandiosidade que forma aquele lugar.

Museu da Música Brasileira – Salvador, Bahia

Fonte: site oficial do Museu da Música Brasileira.

Localizado no Pelourinho, um dos principais pontos turísticos baianos, o Museu da Música Brasileira abriga a origem e as influências musicais do país. É sensacional para conhecer um pouco mais da cultura brasileira e entender um dos aspectos que mais marcam o Brasil: a música. O passeio possibilita escutar várias músicas de diferentes épocas.

Museu dos Brinquedos – Belo Horizonte, Minas Gerais

Fonte: G1.globo.com

Como a maioria dos museus, esse também conta histórias, mas algo diferente do que estamos acostumados a ver nas exposições: o Museu do Brinquedo, como o próprio nome diz, apresenta a coleção de brinquedos de Luiza de Azevedo Meyer. Os objetos da mineira passaram por 3 gerações, seus 10 filhos e 22 netos, até que fossem expostos para todos. É um lugar cheio de cor, vida e diversão para todas as idades.

Museu da Língua portuguesa – São Paulo, São Paulo

Fonte: página oficial do Museu da Língua Portuguesano Facebook.

O Museu da Língua Portuguesa conta a história da construção do nosso idioma como exposição fixa e também possui diversas exposições temporárias muito interessantes. Ao visitá-lo, é possível entender toda a formação do português brasileiro e conhecer a fundo todos os processos que o levaram a ser como é atualmente. Em 2015 um incêndio atingiu o Museu, deixando grande parte destruída. Depois de restaurado, a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2019.

Museu Catavento Cultural – São Paulo, São Paulo

Fonte: página oficial do Museu Cataventono Facebook.

O museu paulista possibilita aos seus admiradores mais de 200 instalações sobre tecnologia e ciência, saindo daquele padrão tradicional de museu. Não é preciso ser apaixonado pelos assuntos que o Catavento Cultural apresenta para ter uma grande experiência no lugar. Ele atrai pessoas de todas as idades ao tratar de forma lúdica os conhecimentos em todo o seu percurso.

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba, Paraná

Fonte: página oficial do Museu Oscar Niemeyerno Facebook.

Seja pela arquitetura ou pelo acervo, esse é um dos museus que não pode faltar na lista. Além de ressaltar a cultura paranaense com diversas obras de artistas locais, as exposições mais importantes também passam por lá. A estrutura do local é de cair o queixo, e deixa qualquer um impressionado com as obras arquitetônicas de Niemeyer.

Independentemente de nacionalidade, gostos ou qualquer outro aspecto, os museus são uma excelente forma de ampliar conhecimentos e encontrar um entretenimento fora do comum. Se você ainda não conhece os locais citados nessa lista, não perca a visita! Conhece algum deles ou sabe de mais algum que todos precisam conhecer? Conta pra gente nos comentários!

Venha para o Yázigi!

Quer aprender tudo sobre espanhol para ser um cidadão do mundo? Conheça os cursos do Yázigi e comece agora a se preparar para o futuro.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning