FILMES QUE MOSTRAM A LUTA PELA IGUALDADE

YZG | Filmes

04

DEZ

A luta pela igualdade e por um espaço de bom convívio entre todas as etnias, identidades de gênero e estilos conta com figuras importantíssimas. Martin Luther King, por exemplo, recebeu o Nobel da Paz ao liderar um movimento pela igualdade racial nos Estados Unidos. Ter conhecimento das mudanças pelas quais o mundo passa é muito importante para nos tornarmos pessoas melhores!

É por isso que hoje o Yázigi vai te mostrar alguns filmes que contam histórias sobre a luta pela igualdade. Além de você poder treinar seu inglês, vai ficar por dentro de atitudes que fizeram uma enorme diferença na história. Aqui no Yázigi você aprende inglês com quem pensa como você! Confira:

A Lista de Schindler

A frase quer dizer “eu estava agora determinado a fazer tudo ao meu alcance para derrotar o sistema”. Um dos filmes mais chocantes sobre a época da Segunda Guerra Mundial, A Lista de Schindler conta a história do Holocausto na Europa em 1933. Oskar Schindler era um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus! Sua estratégia para que isso desse certo foi empregar o máximo de pessoas em sua fábrica de panelas para o exército.

O mais interessante é que sua preocupação não era a produção, já que chegou até a contratar crianças! A fábrica fez sucesso e agradou os nazistas, dando mais credibilidade ao que Oskar estava fazendo. Com certeza assistir a esse filme vai te deixar impressionado!

Selma

Esse filme narra a história de Martin Luther King em suas manifestações pela igualdade racial nos EUA na década de 60. Selma foi uma das cidades que abrigou a marcha pelos direitos civis dos negros, que posteriormente conquistou a aprovação da lei que os permitia votar!

A polícia do país nessa época reprimia os manifestantes com muita violência, mas Martin sempre pregou a ausência dela em todos os movimentos que conduzia. Sua frase mais conhecida é I have a dream, que demonstra seu desejo de que um dia a nação americana crescesse sem discriminações.

As Sufragistas

Filme baseado em uma história real na Inglaterra, As Sufragistas narra a luta das mulheres após a Revolução Industrial. Logo no início do século 20, suffragettes foi um termo que as manifestantes incorporaram para dar nome ao movimento de direito ao voto.

Como nessa época as vagas nas fábricas começaram a ser ocupadas por mulheres também, elas passaram a ter o desejo de participar das decisões políticas do país. Para que isso desse certo, o lema era Deeds, not words, “ações e não palavras”, e fez bastante barulho nas ruas! A importância desse movimento foi além da conquista do voto, porque também demonstrou a força das mulheres ao lutarem por seus direitos.

Invictus

A triste história do Apartheid que aconteceu na África do Sul tem um grande herói! Nelson Mandela, assim como Luther King, também recebeu um Nobel da Paz ao lutar contra a segregação racial que existia em seu país. Esse filme, estrelado por Morgan Freeman, mostra perfeitamente como a simpatia de Mandela atingiu a maioria das pessoas. A história fala sobre a conquista da Copa do Mundo de Rugby pela seleção sul-africana, incentivada por Nelson para que o sentimento nacionalista crescesse!

Assistir a esses filmes vai te ajudar a entender como as grandes lutas pela igualdade em alguns países fizeram muita diferença! E que tal aceitar o desafio de assistir com a legenda em inglês para você treinar? Não deixe de ver também nosso post sobre filmes e séries para refletir sobre as questões raciais.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning