OS FILMES MAIS PREMIADOS DO CINEMA

YZG | Filmes

04

JUL

Os festivais de cinema são cada vez mais apreciados pelos espectadores. A ansiedade de ver se o longa que você tanto amou irá ser indicado não tem preço. As grandes premiações acontecem desde 1929, e desde então os apaixonados por cinema prestigiam o trabalho dos atores, diretores e todos na equipe que ajudou a gerar o filme. Você sabe quais são os 10 filmes que mais ganharam prêmios na história do cinema? Confira:

1. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - 2003

A famosa trilogia de “O Senhor dos Anéis” já foi indicada em mais de 30 categorias, conquistando o primeiro lugar no pódio em número de indicações e prêmios ganhados. Em 17 prêmios no Oscar, “O Retorno do Rei”foi responsável por 11, sendo eles: melhor filme, direção, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, efeitos sonoros, montagem, figurino, som, trilha sonora e canção original. O my precious não estreou para brincadeira, não!

2. Titanic - 1997

É claro que um dos maiores clássicos do cinema não estaria fora desta lista. “Titanic”, o filme que arrancou lágrimas de grande parte de seus espectadores, concorreu a 14 categorias do Oscar. O queridinho do cinema conquistou 11 dessas indicações, como melhor diretor, filme, fotografia, canção original, direção de arte, som, figurino, efeitos especiais, montagem, trilha sonora e efeitos sonoros.

3. Ben-Hur - 1959

O filme, que aborda questões bíblicas, foi o primeiro a conquistar 11 Oscars na história do cinema. Apesar de “O Senhor dos Anéis” e “Titanic” terem também ganhado a mesma quantidade de prêmios, nenhum outro filme ultrapassou esse número de estatuetas ganhas: são os 3 filmes mais bem premiados da história do cinema. “Ben-Hur” foi premiado como melhor filme, ator coadjuvante, diretor, ator, direção de arte, som, trilha sonora, fotografia, efeitos especiais, figurino e montagem.

4. Amor, Sublime Amor - 1961

Por apenas um prêmio de diferença, “Amor, Sublime Amor” ficou em quarto lugar na lista. Esse ganhador de 10 Oscars, uma adaptação de um musical da Brodway, levou seus prêmios nas categorias: melhor filme, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção de arte, fotografia colorida, edição, som e trilha sonora. Além das premiações como filme, “Amor, Sublime Amor” também foi o vencedor de um Grammy como melhor álbum de trilha sonora de cinema ou televisão. Esse filme provou que sublime não é só seu nome, mas também seu enorme potencial para conseguir conquistar tantas estatuetas assim.

5. Gigi - 1958

O romântico musical de 1958 foi vencedor em 9 categorias do Oscar, ou seja, todas às quais foi indicado. O filme venceu como melhor filme, diretor, roteiro adaptado, direção de arte, fotografia colorida, figurino, edição, canção original e trilha sonora.

6. O Último Imperador - 1987

Também com 9 premiações do Oscar, foi o primeiro a ter autorização do governo chinês para filmar na cidade proibida, cenário de todo o longa. Foi vencedor em todas as categorias indicadas: melhor filme, diretor, fotografia, direção de arte, figurino, edição, trilha sonora, som e roteiro adaptado. Além de possuir uma paisagem linda durante todo o filme, os links com a história do país e as lições que se pode tirar do “Ultimo Imperador” faz o tempo assistindo valer muito a pena.

7. O Paciente Inglês - 1996

Indicado em 11 categorias, “O Paciente Inglês” foi vencedor de 9 Oscars. Além da premiação tradicional, o filme também foi vencedor de festivais ao redor do mundo, como o Urso de Prata, realizado em Berlim. Seus 9 prêmios foram conquistados como o de melhor filme, diretor, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, direção de arte, fotografia, figurino, edição e trilha sonora.

8. A Um Passo da Eternidade - 1953

O filme de guerra, baseado no ataque japonês à ilha americana de Pearl Harbor, foi o ganhador de 8 Oscars. Ganhou de melhor fotografia preto e branco, filme, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, diretor, montagem, som e roteiro adaptado. O filme mais antigo dos top 10 de premiação foi adaptado de um livro baseado em lembranças reais do momento histórico que retrata.

9. Sindicato dos Ladrões - 1954

Empatado com 8 estatuetas do Oscar, “O Sindicato dos Ladrões” foi o ganhador em melhor filme, diretor, ator, atriz, direção de arte em preto e branco, montagem, roteiro original e fotografia preto e branco. É um filme que se destacou por ser o primeiro a sair do padrão de filmes de Hollywood e mostrar a verdade sobre os problemas sociais da época.

10. Minha Bela Dama - 1964

Estrelado pela famosa Audrey Hepburn, “Minha Bela Dama” concorreu a 12 diferentes categorias em 1964, seu ano de lançamento. De 12 indicações, o filme conquistou 8 estatuetas do Oscar. Venceu as categorias de melhor ator, filme, direção, fotografia, direção de arte, figurino, mixagem de som e melhor música. O filme foi uma adaptação de “Pigmaleão”, personagem da mitologia grega.

Para algumas pessoas pode parecer estranho que a maioria dos filmes dessa lista foram produzidos antes da década de 90, devido aos avanços tecnológicos. Mas é bom lembrar que nem sempre os efeitos especiais superam o enredo, o roteiro e a produção por trás do longa.

Ainda não assistiu a esses filmes? Pegue a pipoca e pode começar a maratona, pois com um histórico de tantas premiações, você com certeza não vai se arrepender! Se você curte cinema, confira também:

Filmes que todo mundo já viu, menos você

Remakes de filmes que você precisa assistir

10 filmes clássicos que quem ama cinema precisa assistir

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning