COMO ESTUDAR INGLÊS PARA O ENEM?

YZG | Inglês

03

MAI

A prova de língua estrangeira está entre as disciplinas que deixam os candidatos inseguros para o Enem. Independentemente do seu nível de domínio do idioma, é importante se preparar e conhecer o estilo das questões, garantindo que você acertará todas! Nós reunimos algumas dicas que podem fazer a diferença para os seus estudos. Anota aí!

Fique de olho nas atualidades

O Enem tem como característica marcante o apego às discussões sociais atuais. Isso significa que além de estudar os conteúdos específicos de cada disciplina, o candidato também deve estar atento a tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Por isso, informe-se e acompanhe portais de notícias brasileiros e internacionais, leia reportagens e assista a documentários relacionados aos temas que podem cair no exame.

Conferir conteúdos em inglês, produzidos por jornais e revistas internacionais, ajuda você a ficar por dentro das novidades e treinar sua compreensão de texto. O mesmo vale para filmes e vídeos on-line: assistindo-os com o áudio na língua inglesa, você desenvolve os seus conhecimentos e aprende novas palavras. Seja criativo, mantenha-se informado e aproveite o momento para treinar o idioma, OK?

Pratique a interpretação

Diferentemente dos vestibulares, esse exame não cobra os conhecimentos do idioma estrangeiro de maneira direta, ou seja, você dificilmente encontrará questões objetivas que envolvem conceitos gramaticais, como completar o enunciado com a conjugação verbal adequada. O Enem sempre traz questões contextualizadas, apresentando um texto e pedindo que o candidato compreenda a ideia que está sendo transmitida. Por isso, prepare-se para ler muitos textos e decifrá-los!

Desenvolver estratégias de leitura durante os seus estudos pode ser uma solução interessante. O método de skimming, que é uma leitura geral rápida, pode ser usado na primeira vez que você ler o texto, garantindo a compreensão da ideia geral antes de ver as perguntas. Assim, você terá maior facilidade para ler o texto novamente e identificar quais trechos têm as informações que você procura.

Conheça diferentes formatos de texto

Você sabia que a prova costuma trazer uma grande diversidade de textos? É comum encontrar trechos de livros, matérias publicadas em jornais e poemas, além de anúncios, tirinhas, charges e letras de músicas.

O Enem proporciona o contato com a linguagem formal e também com o inglês coloquial, permitindo que o candidato mostre sua capacidade de compreensão do idioma em mais de uma situação. Dessa forma, não deixe de ler alguns trechos do seu livro favorito em inglês, conferir um livro de poemas no idioma ou mesmo consultar o significado da letra de algumas músicas que chamam sua atenção.

Os textos escolhidos pela banca costumam trabalhar assuntos variados. Então se arrisque e conheça um gênero diferente sempre que possível, garantindo que você estará confortável com todos eles e terá uma bagagem ainda maior de vocabulário na hora da prova.

Não se esqueça da gramática!

A interpretação de texto é a chave para mandar bem nas questões de inglês do Enem, mas isso não quer dizer que você pode deixar a gramática de lado, certo? As estruturas gramaticais e o vocabulário são essenciais para a compreensão dos textos! Por isso, intercale os exercícios de interpretação e as leituras com revisões de gramática.

  • Revise a construção de orações na ordem direta, com sujeito + verbo + predicado;
  • Relembre as estruturas verbais do idioma, no passado, presente e futuro, atentando ao tempo ao qual se referem;
  • Leia sobre as conjunções e perceba como cada uma dá diferentes sentidos às orações;
  • Pratique exercícios sobre a voz passiva e compreenda de que maneira ela dá ênfase ao objeto da oração;
  • Estude o uso do discurso indireto, identificando como essa estrutura é empregada para se referir à fala de outra pessoa;
  • Não se esqueça de rever os adjuntos adverbiais para utilizá-los na interpretação dos textos;
  • Relembre o uso dos artigos e diferencie os definidos e indefinidos;
  • Dê uma olhadinha nos pronomes pessoais e possessivos, certificando-se de que você sabe quando eles se referem a pessoas, objetos ou animais;
  • Memorize o significado dos principais phrasal verbs para evitar confusões;
  • Fique atento aos falsos cognatos e conheça o significado daqueles que são mais comuns na língua inglesa;
  • Exercite o uso dos pronomes relativos, tornando-se capaz de identificar qual palavra eles estão substituindo em uma oração.

Ao todo, a prova de língua inglesa conta com cinco questões e é parte do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, junto com as disciplinas de português e literatura. As questões são classificadas como de nível intermediário por muitos professores, mas não deixe de estudar e tomar muito cuidado, não importa qualo seu nível de conhecimento do idioma, OK? Um pequeno deslize pode causar enganos na hora de interpretar o texto.

Se você está se preparando para o Enem, confira outros posts que podem ajudar você:

Relative clauses: aprenda frases com pronomes relativos em inglês

7 frases em inglês para te motivar a estudar o idioma

First conditionals: aprenda como usar sentenças condicionais em inglês

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning