COMO LIDAR COM A ANSIEDADE NA HORA DE CONVERSAR EM INGLÊS?

YZG | Inglês

20

JUN

A língua inglesa é universal e tem sido fundamental para estabelecer uma boa comunicação entre as pessoas, seja em um intercâmbio, uma viagem com a família ou a trabalho. Mesmo com a fluência no idioma sendo esperada das pessoas, muitos ainda congelam no momento de conversar por medo de errar ou não saber o que dizer. Afinal, como superar essa ansiedade que surge nesse momento e garantir o aproveitamento máximo da situação? Continue lendo o post e descubra como acabar com isso:

Acostume-se aos poucos

Em uma situação estressante, a resposta automática que podemos ter é ficar em silêncio ou gaguejar. O melhor modo de lidar com isso é procurar acostumar seu cérebro (o principal responsável por essas reações) aos poucos. Comece praticando o inglês conversando sozinho. Depois passe a conversar com um amigo ou uma pessoa próxima, para só então tentar falar com um desconhecido. Sempre que precisar, pare, respire, tome uma água e então tente novamente.

Reconheça sua proficiência

Um dos principais causadores dessa ansiedade na hora de conversar em inglês está em não acreditar ser capaz, justamente pela impressão de não ter um bom vocabulário ou não saber se expressar pela falta dele. Mas não desanime: sempre há espaço para melhorar e você pode conseguir fluência na língua inglesa em menos tempo do que imagina. Mas para que isso aconteça, você precisa tentar. Se precisar, veja como aumentar o vocabulário em inglês no nosso blog.

Tenha uma lista com você

No momento de conversar com alguém em inglês, você pode sentir medo de esquecer palavras ou expressões. Um meio de contornar esse problema e gerar confiança é anotar o que precisará perguntar em um bloquinho de lembretes no próprio celular. Caso realmente esqueça, você poderá consultar esses lembretes no celular e voltar a conversar mais tranquilamente.

Fale devagar

Quando estamos sendo ouvidos por outros, reagimos falando rápido e mantendo o corpo rígido. Para que isso não faça você ficar mais ansioso, procure se tranquilizar: não há motivo para falar rápido e ter uma pronúncia perfeita. As pessoas não esperam perfeição de você e estão muito ocupadas prestando atenção ao que você tem a dizer para notar erros e fazer julgamentos. Então fale devagar e o mais claramente que conseguir. Se não entender algo, pergunte.

Domine as expressões mais usadas

Para evitar travar na hora de uma conversa em inglês, domine as expressões mais usadas de cumprimento, de despedida e as relacionadas a serviços (como pedir a própria comida, perguntar onde está localizado algum estabelecimento ou como chegar ao lugar a que deseja ir, por exemplo). Essas frases serão as mais utilizadas por você quando estiver fora do país e facilitarão sua viagem.

E aí, o que achou das dicas que demos acima? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Venha para o Yázigi!

Se você quer dominar o inglês para nunca mais cometer erros no idioma, estudar no Yázigi é a escolha certa. Encontre aqui a escola mais próxima e comece já!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning