O QUE É PLOT TWIST?

YZG | Inglês

13

AGO

Quem é ligado em filmes e séries já ouviu falar de plot twist, um termo bastante utilizado em análises e comentários sobre episódios e novos lançamentos do cinema. Além dele, há várias outras palavras do mundo do audiovisual que também estão em inglês. E para te ajudar a entender um pouco mais sobre isso, explicaremos essa e outras expressões que fazem parte do dia a dia da TV e das telonas.

Plot twist

Primeiro vamos separar as palavras: plot significa enredo. Um filme ou episódio de série é composto de um plot principal e vários outros acessórios, que são ações dentro da história que criam a narrativa. Isolando twist, temos um substantivo para reviravolta e um verbo para revirar ou girar.

Podemos perceber que plot twist, traduzido ao pé da letra, significa reviravolta no enredo. No audiovisual brasileiro, usa-se também o termo ponto de virada, que designa momentos que mudam completamente os rumos da história, trazendo novos elementos ou dando novos significados aos que já apareceram.

Quando descobrimos que um personagem não é quem imaginávamos ser ou que certas partes da história tiveram um efeito completamente diferente do esperado, estamos vendo um plot twist. São vários os exemplos, como os finais dos filmes O Sexto Sentido ou Clube da Luta no cinema. Na TV, temos o impactante ponto de virada na série Lost. Se você não assistiu a nenhum deles, não iremos estragar a surpresa!

Você também pode utilizar o termo no dia a dia quando quiser falar sobre algum acontecimento impactante. Veja os exemplos:

She told me something that was a big plot twist! It changed everything!Ela me disse uma coisa que foi uma grande reviravolta! Isso mudou tudo!

Blockbuster

Podemos definir blockbuster como um filme que possui uma produção cuidadosa, envolvendo altos orçamentos, interesse do público e investimentos em publicidade. Geralmente, são aqueles filmes que passam em salas de cinema pelo mundo todo, como Avengers, Transformers, Batman vs. Superman, entre outros.

Catchphrases

É conhecido como bordão, e geralmente são pequenas frases que um personagem sempre repete, tornando sua marca registrada:

Barney de How I Met Your Mother: It’s gonna be legen... wait for it... dary! – Isso vai ser legen… espere aí… dário!

Joey de Friends: How you doing?Como vai você?

Confira outros exemplos de catchphrases mais inesquecíveis das séries.  

CGI

É uma sigla para computer-generated imagery; traduzido como imagens geradas por computador. São os efeitos especiais, também chamados de special effects.

Crossover

É quando personagens de universos diferentes se encontram na mesma série ou filme, como a participação do Arrow na série Flash, por exemplo, ou o episódio em que a galera de Family Guy passa um dia em Springfield, terra dos Simpsons. Sem dúvida, um dos crossovers mais aguardados do cinema seria o encontro entre os heróis da Marvel e da DC. Será que isso vai acontecer um dia? Só nos resta sonhar...

O termo também pode ser aproveitado no dia a dia, usado como uma gíria para situações em que pessoas improváveis se encontram. Veja o exemplo:

Wow! Everyone reunited. What a crossover! – Uau! Todo mundo reunido. Que crossover!

Prequel

É uma história que se passa em um período antecessor ao original, como o caso dos filmes I, II e III para a trilogia clássica de Star Wars, por exemplo. Geralmente, eles procuram contar uma narrativa de antes do enredo do filme principal, que costuma ser lançado primeiro.

O termo também lembra outro: sequel, que foi traduzido como sequência e significa a continuação da história, muitas vezes chamada de parte 2, parte 3 e por aí vai.

Season

É traduzida diretamente como temporada, conforme as frases:

Game of Thrones, season 03, episode 9.Game of Thrones, temporada 3, episódio 9.

Have you already watched the last season of Breaking Bad?Você já assistiu a última temporada de Breaking Bad?

Sitcom

É um termo utilizado para designar séries de comédia que retratam situações corriqueiras do dia a dia, acontecendo em lugares comuns como uma casa ou uma lanchonete, por exemplo. São exemplos de sitcoms: The Office, How I Met Your Mother, Friends, entre outras.

Movie genres

Veja os principais gêneros de filmes em inglês:

Action

Ação

Adventure

Aventura

Animation

Animação

Comedy

Comédia

Documentary

Documentário

Drama

Drama

Fantasy

Fantasia

Horror

Terror

Independent

Independente

Musical

Musical

Police movie

Policial

Romance

Romance

Sci-fi - “Science fiction”

Ficção científica

Thriller

Suspense

War

Guerra

Western

Faroeste


Outras expressões

Confira mais algumas palavras relacionadas ao mundo das séries e filmes:

Actor

Ator

Actress

Atriz

Audience

Público/espectadores

Cast

Elenco

Character

Personagem

Director

Diretor-geral

Director of photography

Diretor de fotografia

Fade in

Tela clareia

Fade out

Tela escurece

Flashback

Lembrança do passado

Lead role

Papel principal

Producer

Produtor

Protagonist

Protagonista

Scene

Cena

Screenwriter

Roteirista

Script

Roteiro

Slow motion

Câmera lenta

Storyboard

Desenho dos planos da cena

Storyline

Resumo do roteiro

Subtitles

Legendas

Supporting actor/actress

Ator/atriz coadjuvante


Agora você vai estar muito mais preparado para discutir sobre cinema e séries com os seus amigos, não é mesmo? ;) Continue praticando o inglês com outros posts como este:

11 exercícios de modal verbs para testar seus conhecimentos

Como usar o imperativo em inglês

Como fazer perguntas em inglês?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning