O QUE SÃO QUESTION TAGS? COMO UTILIZÁ-LAS?

YZG | Inglês

06

FEV

Aprender inglês envolve uma série de novos conhecimentos sobre estruturas e regras gramaticais ainda desconhecidas, certo? O curioso é que, às vezes, algumas ocorrências no idioma são similares a situações que também acontecem na língua portuguesa. Um exemplo é o caso das chamadas question tags. Que tal relembrar como elas são formadas na língua inglesa? Aqui, nós organizamos um pequeno resumo e algumas dicas para você mandar bem no tema. Se liga!

Afinal, o que são question tags?

As questionstags são usadas para confirmar ou questionar uma determinada informação anteriormente mencionada em uma frase. A estrutura sempre aparece ao fim da sentença, separada por uma vírgula. O recurso também é comum na língua portuguesa e, basicamente, funciona da mesma maneira em ambos os idiomas. Que tal conferir alguns exemplos?

Pedro doesn’t like broccoli, does he? Pedro não gosta de brócolis, não é?

Juliana is travelling to Buenos Aires next week, isn’t she? Juliana vai viajar para Buenos Aires na próxima semana, não vai?

They will have such a big day tomorrow, won’t they? Eles terão um grande dia amanhã, não terão?

He has done all his homework, hasn’t he? Ele fez toda a lição de casa, não fez?

We should try all the rides while in Disneyland, shouldn’t we? Devemos ir em todos os brinquedos enquanto estivermos na Disney, não devemos?

É importante lembrar que a question tag sempre irá discordar daquilo que é mencionado na primeira oração. Por isso, se a primeira frase é afirmativa, a segunda será negativa; e vice-versa.

Outro ponto sobre o assunto que merece atenção são as nomenclaturas. As tag questions são formadas pela frase inicial e a outra frase menor, ao final. Esta última frase, contrária à ideia inicial, é aquela que recebe o nome de question tag. Então, watch out! Misturar ambas as situações pode causar confusão na hora de estudar, OK?

Estrutura gramatical

Como vimos, as tag questions são sempre formadas por duas orações. A primeira frase é composta pela seguinte estrutura:

Sujeito + Auxiliar + Verbo principal + Complemento

Já a segunda frase, chamada de question tag, segue outro formato. Acompanhe:

Auxiliar da oração principal + Sujeito da oração principal

Os auxiliares que formam uma question tag são to do, to be, to have, will e os verbos modais, como could, would e should, por exemplo - aqui, você confere a nosso guia de modal verbs para tirar as dúvidas sobre o tema. Parece simples, certo? Vamos acompanhar alguns exemplos:

You can speak German and Italian, can’t you?

It’s nine o’clock. He should be back by now, shouldn't he?

Raquel didn’t send you an invitation, did she?

You wouldn’t do that to me, would you?

Fernanda couldn’t draw like this a year ago, could she?

Em alguns casos, é possível encontrar uma tag question na qual é um pouquinho mais difícil identificar o verbo auxiliar. Nesses casos, para não cometer erros, o ideal é transformar a frase afirmativa em uma pergunta. Confira:

Afirmativa → Gabriel goes to the gym everyday after work.

Interrogativa → Does Gabriel go to the gym everyday after work?

Tag question → Gabriel goes to the gym everyday after work, doesn’t he?

Dicas importantes

Agora que já compreendemos a estrutura envolvida nas tag questions, é importante ressaltar algumas das suas particularidades. A primeira é que quando a question tag for negativa, ela sempre será na sua forma contraída, certo? Veja alguns exemplos:

She hates eating vegetables, doesn’t she? → Correto

She hates eating vegetables, does not she? → Errado

Matheus is eating so much candy, isn’t he? → Correto

Matheus is eating so much candy, is not he? → Errado

Outro ponto que merece cuidado é o caso das orações afirmativas cujo sujeito é a primeira pessoa do singular. Apesar de parecer óbvio, o auxiliar usado nessa situação não é am, e sim are. Nas orações negativas, essa alteração não ocorre. Entenda:

I am such a weirdo, aren’t I?

I am not that late, am I?

No caso de frases imperativas, a question tag deve usar o will como verbo auxiliar. Também é possível usar o auxiliar would em situações imperativas, porém informais. Confira:

Turn the air conditioning on, will you?

Answer the phone, would you?

Por fim, quando a expressão let’s é utilizada na primeira frase, a question tag deve empregar o verbo auxiliar shall. Acompanhe os exemplos:

Let’s catch a movie tonight, shall we?

Let’s go out together tomorrow night, shall we?
 

Curtiu nossas dicas? :) Agora você não pode mais errar as question tags, can you? Aproveite a visita ao nosso blog e dê uma olhadinha em mais alguns posts que podem ajudar você a praticar ainda mais a língua inglesa:

Como usar o discurso direto e o indireto no inglês

Como falar sobre o clima em inglês

Neither ou either? Qual a diferença?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning